Pular para o conteúdo principal

Entrevista ao Jornal "O Globo" 

30 Junho 2019


Falei ao Globo neste domingo, dia 30 de Junho 2019, sobre as Dietas VLCD, um método de emagrecimento rápido (7-10kg por mês em média), sem medicamentos e muito seguro na prática clínica. Você conhece este método?


Você conhece a dieta VLCD Cetogênica?
            A dieta VLCD Cetogênica (do inglês Very Low Calorie Diet) é um método de emagrecimento rápido com quantidades de calorias muito reduzidas e que “queimam” as gorduras como fonte de energia preferencial (produzindo corpos cetônicos, produto deste metabolismo).

Quantos quilos é possível perder com esse método?
A média de perda de peso tende a ser em torno de 7 a 10 kg /mês, maior que outras dietas convencionais, o que faz com que este método atinja os resultados esperados em um curto período de tempo.

Como é feita a dieta VLCD?
            A dieta VLCD é feita utilizando-se preparados (bebidas, sopas, cremes, omeletes em pó que são diluídos em água, por exemplo, mas também biscoitos, barrinhas, torradas etc) com proteínas de alto valor biológico, consumo de fibras sob a forma de vegetais e de complementos minerais e vitamínicos em cápsulas, evitando assim a fadiga e os estados carenciais. Progressivamente, os alimentos dos vários grupos alimentares vão sendo reincorporados à alimentação, incentivando a adoção de novos hábitos.

É necessário o uso de medicamentos durante a aplicação do método?
Não é utilizado nenhum medicamento para diminuir o apetite durante o método. Nos primeiros 2-3 dias pode haver uma sensação de fome, mas, após o início do mecanismo de cetose (em torno do 3° dia), isto diminui consideravelmente, sendo comum os pacientes relatarem não sentir fome durante o tratamento. A própria produção de corpos cetônicos (“queima” de gordura) é responsável pela redução da sensação de fome. O paciente mantém a disposição física e o bem-estar enquanto as células de gorduras são metabolizadas para fornecer energia ao corpo.

O método VLCD sobrecarrega o Fígado ou os Rins? É segura?
A dieta VLCD, por ser normoproteica, por isso chamada proteinada e não hiperproteica, não sobrecarrega o fígado ou os rins. Pelo contrário, melhora condições patológicas associadas à  Obesidade, como: Dores na Coluna, Artrose, Hipertensão Arterial, Elevações do Colesterol, Resistência à Insulina, Apnéia do sono, entre outras.
Por fim, a dieta VLCD não é uma dieta da moda. Ela somente pode ser prescrita por médicos treinados no método e já foi exaustivamente estudada em estudos internacionais bem conduzidos, tendo sua segurança e eficácia comprovadas. Procure um especialista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que faz o ENDOCRINOLOGISTA? Você sabe de que forma o  Endocrinologista  pode lhe ajudar?  Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista: Andropausa : Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal. Colesterol e Triglicerídeos :  A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido. Crescimento : Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas. Diabetes : Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você poder desenvolver

Tratamento com 1 dose semanal para o Diabetes! Bem-vindo à Medicina do Futuro! E disponível no Brasil...